
Incêndio força fechamento do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros
Fogo atinge área próxima à Vila de São Jorge e visitantes são retirados; não há previsão de reabertura.
Da Redação
26/09/24 • 21h15

O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, localizado no estado de Goiás, foi fechado nesta quinta-feira (26) devido a um novo incêndio florestal que começou no dia anterior (25), próximo à Vila de São Jorge. Todos os visitantes, incluindo os que estavam acampados na área das Sete Quedas, foram retirados em segurança pela equipe da concessionária Parquetur.
Mais de 60 brigadistas do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), do Ibama e voluntários estão no local para combater as chamas, que foram controladas por volta da meia-noite. No entanto, o trabalho de rescaldo e monitoramento continua hoje. Ainda de acordo com o ICMBio, não há previsão para a reabertura do parque ao público.
Este é o segundo incêndio registrado no parque apenas neste mês, sendo que o primeiro destruiu cerca de 10 mil hectares.
Criado em 1961, o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros abrange uma área de aproximadamente 240.611 hectares de Cerrado, localizado no nordeste do estado de Goiás, entre os municípios de Alto Paraíso de Goiás, Cavalcante, Teresina de Goiás, Nova Roma e São João d’Aliança. O parque protege espécies raras de flora e fauna, além de nascentes, cursos d’água e rochas pré-históricas. Desde 2001, é reconhecido como Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco.