Inscrições para o Fies do segundo semestre de 2024 terminam nesta terça-feira (27)

Prazo para concorrer a uma das 70 mil vagas oferecidas pelo programa encerra-se às 23h59; nova edição traz reservas de vagas para cotistas.

Da Redação
27/08/24 • 10h20

A partir desta edição, fundo oferece reserva de vagas para cotistas.
(Foto: Marcello Casal Jr)

As inscrições para o processo seletivo do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) referente ao segundo semestre de 2024 terminam nesta terça-feira (27) às 23h59, no horário oficial de Brasília. O programa, que oferece financiamento para estudantes de graduação em instituições privadas, disponibiliza 70 mil vagas nesta edição.

Os candidatos interessados devem realizar a inscrição gratuita no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, na seção Fies Seleção, utilizando o login Gov.Br. O primeiro passo do processo é preencher os dados pessoais, seguindo com a escolha de até três opções de curso, em ordem de preferência. A novidade desta edição é a reserva de vagas para cotistas, beneficiando candidatos negros, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência (PCD).

Os candidatos deverão também preencher suas informações financeiras e as de seus familiares, com o limite de renda familiar mensal bruta per capita de até três salários mínimos (R$ 4.236). Para participar, é necessário ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010, com média de pelo menos 450 pontos nas cinco provas e nota superior a zero na redação.

O resultado do processo seletivo será divulgado no dia 9 de setembro, e os pré-selecionados terão de 10 a 12 de setembro para complementar a inscrição. Caso ainda haja vagas disponíveis, novas convocações serão realizadas entre 16 de setembro e 29 de outubro, com a complementação de inscrição em até 3 dias úteis após a convocação.

O Fies Social, que reserva 50% das vagas para candidatos com renda familiar per capita de até meio salário mínimo (R$ 706), inscritos no CadÚnico, permanece disponível nesta edição. Para esses candidatos, é possível solicitar financiamento de até 100% dos encargos educacionais.