
No Dia do Pediatra, especialista reforça importância de educar a sociedade para os cuidados
No Brasil, a pediatria é a segunda especialidade médica com o maior número de profissionais registrados.
Da Redação
26/07/24 • 12h44

No dia 27 de julho celebra-se o Dia do Pediatra, homenageando os profissionais que cuidam de crianças e adolescentes. A data foi criada desde a fundação da Sociedade Brasileira de Pediatria em 1910, quando a especialidade médica ganhou reconhecimento e estabeleceu diretrizes específicas para o cuidado infantil.
Esta data é importante no calendário médico brasileiro, oferecendo uma oportunidade de educar a sociedade sobre a importância da saúde das novas gerações. Segundo a pediatra e docente do IDOMED, Silvia Fonseca, a saúde infantil é fundamental para uma sociedade mais longeva e saudável.
No Brasil, a pediatria é a segunda especialidade médica com mais profissionais registrados, totalizando mais de 48.600 especialistas, ficando atrás apenas da Clínica Médica. “Muitas doenças podem ser evitadas já na infância, garantindo ao adulto uma vida saudável. As crianças são o futuro de uma nação e precisamos cuidar bem delas”, afirma Silvia.
A pediatria envolve não apenas o tratamento de doenças desde o nascimento até a adolescência, mas também a promoção da saúde e o aconselhamento familiar em áreas como nutrição, amamentação, imunização e segurança infantil. “Nessa era de desinformação criada pelas ‘fake-news’, o pediatra deve ser um aliado das famílias para ajudar nas melhores escolhas, permitindo que as crianças desenvolvam todo o seu potencial, crescendo saudáveis e felizes”, explica a médica.