Espaço Cultural da Unifor inicia temporada de três novas exposições

A partir do dia 13 de março, o público poderá conferir as mostras “Centelhas em Movimento”, “Colecionando Afetos” e “Fabricando Elefantes Todos os Dias”.

Da Redação
12/03/24 • 11h05

As exposições no Espaço Cultural da Unifor são gratuitas. (Foto: Ares Soares/ Unifor)

O Espaço Cultural da Universidade de Fortaleza (Unifor) inaugura nesta quarta-feira (13) três novas exposições que estarão abertas ao público em diferentes ambientes dentro do campus. As aberturas das mostras ocorrerão simultaneamente nesta terça-feira (12), no hall de entrada do Espaço Cultural. As exposições são gratuitas e estarão disponíveis para visitação de terças a sextas-feiras, das 9h às 19h, e aos sábados e domingos, das 12h às 18h.

A primeira das mostras, “Centelhas em Movimento” — Coleção Igor Queiroz Barroso, foi concebida pelos curadores Paulo Miyada e Tiago Gualberto com a visão de que “obras de arte podem estar em brasa quando reavivadas pelos olhares dos públicos”. A exposição, que já teve uma temporada bem-sucedida no Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo, chega agora a Fortaleza, exibindo cerca de 190 obras de mais de 55 artistas, cobrindo um período que vai dos anos 1910 aos dias atuais, com um enfoque especial na arte moderna brasileira.

A exposição reunirá cerca de 190 obras, de autoria de mais de 55 artistas, da Coleção Igor Queiroz Barroso (Foto: Reprodução/ Unifor)

Dedicada à trajetória de Totonho Laprovitera, a exposição “Colecionando Afetos”, sob curadoria de Andréa Dall’Olio, apresenta um panorama das cinco décadas de carreira do artista. Em vez de seguir uma ordem cronológica estrita, a curadoria propõe uma organização que reflete os diversos momentos e influências na vida de Laprovitera, resultando em uma experiência imersiva para os visitantes. A mostra se divide em três núcleos: Sala Motes, Sala Afetos e Até a Próxima Página em Branco, cada uma abordando diferentes fases da vida e obra do artista.

Por fim, a exposição “Fabricando Elefantes Todos os Dias”, em homenagem a Claudio Cesar, oferece um mergulho no universo surrealista do artista, por meio de uma seleção de suas obras mais representativas. A curadora Andréa Dall’Olio configura a exposição como um percurso labiríntico que revela a riqueza simbólica e a maestria técnica de Claudio em diversas modalidades artísticas. A mostra busca capturar as peculiaridades da cultura cearense, enriquecendo as obras com toques de poesia e humor, segundo a visão da curadora.

Além das exposições, a Unifor promoverá palestras com os curadores ao longo da semana. sendo Paulo Miyada e Tiago Gualberto, no dia 13, e Andréa Dall’Olio Hiluy, Renata Guimarães e Totonho Laprovitera, em 14 de março, às 9h30, no Núcleo Diálogos do Espaço Cultural. Estes eventos são gratuitos e abertos ao público.

Serviço
Espaço Cultural Unifor
Av. Washington Soares, 1321 — Bairro Edson Queiroz
Visitação gratuita de terça a sexta-feira, de 9h às 19h; sábados, domingos e feriados, de 12h às 18h
(85) 3477.3319