
Ceará registra 5 mil novos empregos nesse ano, superando resultado de 2023
Resultado foi o segundo melhor do Nordeste, atrás apenas da Bahia.
Da Redação
13/04/24 • 13h00

Nos primeiros dois meses de 2024, o Ceará viu a criação de 5.297 novos postos de trabalho, segundo dados do Cadastro-Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged) do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Esse número representa aproximadamente o dobro do saldo registrado no mesmo período de 2023, que foi de 2.554. Com esse desempenho, o estado se mantém como o segundo maior gerador de empregos no Nordeste, ficando atrás apenas da Bahia, que teve um saldo de 9.548 novos postos de trabalho.
O setor de serviços, com a abertura de 7.618 novas vagas, e a construção civil, com 1.548, foram os principais responsáveis pelo resultado positivo, compensando as reduções nos setores do comércio (-2.508), indústria (-1.276) e agropecuária (-85).
O secretário do Trabalho, Vladyson Viana, destaca que esse momento representa a retomada das movimentações estruturais do mercado de trabalho, após o período desafiador da pandemia e o reinício da economia. Ele ressalta que o crescimento contínuo na geração de empregos é motivo de satisfação, alcançando a marca de 1,3 milhão de cearenses com benefícios trabalhistas assegurados.
Um aspecto relevante é a distribuição de gênero nesse cenário, pois 59% das novas vagas foram ocupadas por mulheres. A maioria dessas mulheres tem entre 18 e 24 anos e possui escolaridade variando entre ensino médio completo e ensino superior completo.