Incêndio destrói 10 mil hectares no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros

Fogo afeta importante área de preservação do Cerrado em Goiás; causas ainda estão sendo investigadas.

Da Redação
09/09/24 • 07h30

Ainda não há informações conclusivas sobre as causas do incêndio. (Foto:CMBGO)

Um incêndio iniciado na última quinta-feira (5) destruiu cerca de 10 mil hectares do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, em Goiás, segundo estimativas da administração da unidade de preservação. O fogo atingiu áreas entre o Paralelo 14 e a Cachoeira Simão Correia.

A chefia do parque informou, em nota divulgada no sábado (7), que ainda não há informações conclusivas sobre as causas do incêndio, mas não descartam a possibilidade de ação criminosa. O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), o PrevFogo do Ibama e o Corpo de Bombeiros de Goiás estão atuando no combate às chamas. A chegada de duas aeronaves para auxiliar no controle do incêndio era esperada para hoje (8), mas não foi confirmada pela reportagem.

O Polo de EcoCiências do Cerrado organizou um mutirão para avaliar os danos em áreas próximas, como a Reserva Privada do Patrimônio Natural (RPPN) Campo Úmido Voshysias. A ação visa também a retirada de espécies invasoras, prejudicadas pelo fogo.

Além do apoio oficial, brigadas voluntárias da Rede Contrafogo e o Instituto Biorregional do Cerrado (IBC) estão mobilizados no combate aos incêndios, que afetam gravemente a região.