Anvisa proíbe venda de azeites Serrano e Cordilheira e suspende lote de coco ralado Coco & Cia

Decisão foi motivada por falta de identificação de importadores e excesso de conservante em produto alimentício.

Da Redação
25/09/24 • 19h10

A agência não conseguiu determinar a qualidade das empresas responsáveis pela importação do produto no Brasil. (Foto: Freepik)

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu a comercialização de azeites das marcas Serrano e Cordilheira – extra virgem, com 0,5% de acidez – devido à falta de identificação das empresas responsáveis pela importação no Brasil. A resolução nº 3.508, publicada no Diário Oficial da União nesta terça-feira (24), determina a proibição da fabricação, propaganda e venda dos produtos, por serem provenientes de empresas sem Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ), o que impede a garantia de sua segurança e qualidade.

Além disso, a Anvisa suspendeu a comercialização e ordenou o recolhimento do lote 030424158 de coco ralado da marca Coco & Cia, após constatar que o produto continha dióxido de enxofre em níveis acima do permitido por lei.

Em resposta, a Coco & Cia afirmou ter recolhido o lote em questão por conta própria em 29 de julho, após ser notificada pela Anvisa, e se mostrou surpresa pela resolução da agência ser divulgada meses depois do problema ter sido resolvido. “Lamentamos o ocorrido e não compreendemos o porquê da Resolução – RE Nº 3.508 ter sido divulgada meses após o ocorrido ser resolvido”, destacou a empresa em nota.