Renovação na Câmara Municipal de Fortaleza chega a 40%

PDT e PSD perdem cadeiras, enquanto novos nomes assumem vagas na CMFor.

Da Redação
07/10/24 • 18h22

Mudança de gestão no Palácio do Bispo impacta na distribuição das cadeiras da CMFor. (Foto: Divulgação)

Em 2025, a Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor) terá uma renovação significativa, com 40% dos atuais vereadores não retornando. Ao todo, 17 dos 43 parlamentares não foram reeleitos ou não se candidataram.

O PDT, que permanece como a maior bancada, foi o partido mais impactado, perdendo cinco cadeiras e ficando com oito representantes. Entre os nomes que não voltam estão Carlos Mesquita e Lúcio Bruno, ambos com destaque nas últimas eleições. O único novato da sigla é Jânio Henrique.

O PSD, que era a segunda maior força, caiu para o terceiro lugar, agora empatado com o PT, com quatro cadeiras cada. O partido manteve apenas dois nomes da atual legislatura, sendo os novos eleitos Apollo Vicz e Erich Douglas.

O Avante também perdeu força, passando de quatro para três vereadores, com Marcelo Lemos ficando de fora. No PSB, a única mudança foi a substituição de Enfermeira Ana Paula por Bá.

Já o PSDB perdeu uma cadeira e ficará com apenas um representante, Jorge Pinheiro. O Agir também terá um novo nome, com Luiz Paupina substituindo Veríssimo Freitas.

A nova configuração mostra uma mudança importante no cenário político da cidade, com a chegada de novos nomes e a saída de veteranos.