
Azul Linhas Aéreas anuncia acordo com credores e ações disparam no mercado
Companhia aérea consegue renegociar 92% de suas dívidas e planeja emissão de novas ações.
Da Redação
08/10/24 • 11h45

A companhia aérea Azul (AZUL4) foi o destaque corporativo no mercado doméstico desta terça-feira (8). A empresa, que enfrentou perdas de 70% ao longo do ano devido a dificuldades financeiras e operacionais, anunciou que conseguiu firmar um acordo com a maioria de seus credores.
De acordo com um fato relevante divulgado na noite de segunda-feira (7), a Azul renegociou 92% de suas obrigações financeiras com arrendadores de aeronaves e fabricantes de equipamentos. O acordo prevê a troca de R$ 3 bilhões em dívidas por novas ações da empresa, totalizando 100 milhões de novos papéis emitidos em uma única transação.
O novo arranjo substitui um acordo anterior, que exigia pagamentos trimestrais aos credores por meio de ações. A mudança proporciona maior segurança financeira à companhia, apesar da diluição na base acionária.
Por volta das 10h40, as ações da Azul registravam alta de mais de 16%, refletindo a reação positiva do mercado ao anúncio.
Mesmo com a alta da Azul, a Ibovespa começou a terça-feira com uma agenda fraca. Às 10h40, o principal índice da bolsa brasileira, recuava 0,96%, atingindo 130.747 pontos. O dólar à vista subia 0,51%, cotado a R$ 5,5146. Enquanto isso, os mercados de Nova York iniciavam o dia com ganhos, apesar da ausência de indicadores relevantes nesta terça-feira, impulsionados pelos balanços corporativos.