CBMCE realiza mais de 19 mil fiscalizações de segurança contra incêndios em 2024

Comando de Engenharia de Prevenção de Incêndios aprimora ações com suporte tecnológico e mantém excelência nos serviços.

Da Redação
29/08/24 • 09h40

Foram 19.537 fiscalizações em edifícios e estabelecimentos em todo o estado. (Foto: CMBCE)

O Comando de Engenharia de Prevenção de Incêndios (Cepi) do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) realizou, em 2024, um total de 19.537 fiscalizações em edifícios e estabelecimentos em todo o estado, garantindo a conformidade com as normas de segurança contra incêndios e pânico.

As fiscalizações diárias realizadas pelo Cepi/CBMCE visam verificar a adequação dos sistemas preventivos de proteção, bem como a regularização das rotas de fuga e saídas de emergência, conforme a legislação vigente. O tenente-coronel Joel Nobre, comandante do Cepi, destaca a importância dessas ações para prevenir ou mitigar ocorrências de incêndio no Ceará. Ele enfatiza que a instalação e manutenção dos sistemas de prevenção de incêndio nas edificações são essenciais para minimizar os riscos.

O Cepi, cuja missão foi estabelecida pela lei estadual 9.729/1973, tem como responsabilidade a análise de projetos de edificações com mais de 750 m² ou três pavimentos, além da emissão de certificados de conformidade que atestam a segurança dos imóveis. Desde 2019, o comando, anteriormente conhecido como Coordenadoria de Atividades Técnicas (CAT), adota a nomenclatura atual, mantendo a excelência nas suas operações.

As fiscalizações também se estendem a operações integradas, como a realizada em julho de 2024 na Barra do Ceará, onde um estabelecimento foi interditado por funcionar de maneira irregular. Em comparação ao ano anterior, quando foram realizadas 27.272 vistorias, o Cepi/CBMCE continua a intensificar suas ações, agora com a possibilidade de atendimento totalmente digital, permitindo a emissão de certificações de segurança de forma rápida e eficiente, em apenas cinco minutos.

A lei estadual 13.556/04, que rege a segurança contra incêndios no Ceará, atribui ao CBMCE a responsabilidade de planejar, fiscalizar e garantir a proteção dos ocupantes das edificações em casos de emergência, reafirmando o papel vital do Cepi/CBMCE na manutenção da segurança pública no estado.