
Escolas da rede estadual cearense conquistam cinco prêmios na 16ª ONHB
Delegações cearenses se destacam na competição, conquistando medalhas de ouro, prata e bronze entre mais de 51 mil grupos.
Da Redação
28/08/24 • 11h30

A rede pública estadual do Ceará conquistou cinco premiações na 16ª edição da Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB), realizada na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), em São Paulo, nos dias 24 e 25 de agosto. As equipes cearenses competiram com outros 1,3 mil estudantes de todo o país e trouxeram para casa medalhas de ouro, prata e bronze.
A edição de 2024 da ONHB contou com um número recorde de inscrições, somando 51,2 mil grupos. Na fase final, cerca de 340 equipes, formadas por um professor de História e três alunos do Ensino Fundamental ou Médio, participaram das provas presenciais. A rede estadual cearense classificou 18 equipes para a fase final, das quais cinco foram premiadas.
A Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) Francisca Castro de Mesquita, de Reriutaba, conquistou uma medalha de ouro. As equipes da EEEP Antônia Nedina Onofre de Paiva, de Assaré, e do Colégio Militar do Corpo de Bombeiros Escritora Rachel de Queiroz, de Fortaleza, garantiram medalhas de prata. Já o Colégio da Polícia Militar do Ceará Ministro Jarbas Passarinho, de Sobral, recebeu uma medalha de bronze.
A fase final da ONHB incluiu uma prova dissertativa, realizada no sábado (24/8), sobre a repatriação do Manto Tupinambá, uma peça histórica do século XVI, devolvida ao Brasil pelo Museu Nacional da Dinamarca em 2024. No domingo (25/8), as equipes vencedoras foram homenageadas em uma cerimônia de premiação que distribuiu 17 medalhas de ouro, 27 de prata e 37 de bronze, além de troféus e medalhas de honra ao mérito.
As seis fases online da Olimpíada, realizadas entre maio e junho, envolveram questões de múltipla escolha e tarefas que exigiram pesquisa e discussão entre os participantes, promovendo um aprendizado ativo durante a competição.