Fortaleza é a cidade no Nordeste que mais investe em áreas verdes

Cidade conquistou certificação Cidade Árvore do Mundo, dada pelo Tree Cities of the World

Da Redação
27/03/24 • 12h55

Parque Rachel de Queiroz e da Lagoa do Mondubim, um dos pontos mais arborizados da capital (Foto: Daniel Calvet)

Fortaleza recebeu pelo segundo ano consecutivo o certificado de Cidade Árvore do Mundo, uma honraria que reconhece o empenho internacional na preservação e cultivo de áreas verdes urbanas. Em 2023, apenas 159 centros urbanos ao redor do globo foram agraciados com esse reconhecimento, sendo 34 deles brasileiros, e Fortaleza destacou-se como a primeira do Nordeste e a terceira no país, ficando atrás apenas do Rio de Janeiro e Goiânia.

Para ser reconhecida como Cidade Árvore do Mundo, Fortaleza atendeu a cinco requisitos fundamentais do programa, demonstrando seu compromisso com o cuidado das árvores, a destinação de recursos para o manejo florestal, a manutenção de um inventário atualizado e a realização de eventos anuais em celebração às árvores para educar os munícipes.

Luciana Lobo, titular da Secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma), destacou a importância desse programa para a cidade, ressaltando os benefícios das áreas verdes urbanas, que incluem a redução da poluição do ar, o fornecimento de sombra, a promoção da saúde mental e física, além de contribuírem para a biodiversidade e o embelezamento do ambiente.

O reconhecimento recebido pela capital cearense é resultado dos esforços da Prefeitura de Fortaleza em ampliar a cobertura vegetal da cidade, com mais de 197 mil mudas plantadas desde 2021. Além do plantio, a gestão municipal tem investido na requalificação de parques urbanos, transformando esses espaços em locais de convívio para a população, como o Parque Rachel de Queiroz e a Lagoa do Mondubim.