Nova Emergência do Hospital Regional do Sertão Central realiza 139 atendimentos na primeira semana

Inauguração da unidade amplia capacidade operacional e fortalece a regionalização da saúde no Ceará.

Da Redação
28/08/24 • 10h30

A emergência foi inaugurada em 19 de agosto. (Foto: José Avelino Neto)

O Hospital Regional do Sertão Central (HRSC), em funcionamento com sua nova Emergência desde 19 de agosto, atendeu 139 pacientes na primeira semana, superando as expectativas iniciais para todo o mês. Entre os casos mais comuns estão as cirurgias traumatológicas, com o hospital atuando em regime de plantão 24 horas.

A nova Emergência do HRSC foi inaugurada em uma solenidade que contou com a presença do governador Elmano de Freitas e da secretária da Saúde, Tânia Mara Coelho. O serviço, que fortalece a regionalização da saúde no Ceará, oferece atendimento mais próximo dos pacientes, reduzindo a necessidade de deslocamentos longos para cuidados médicos urgentes.

Um dos primeiros pacientes a ser atendido na nova Emergência foi João Bosco Mota, de 63 anos, que sofreu um acidente de moto e precisou de intervenção cirúrgica. Proveniente de Pedra Branca, a apenas 80 km de distância, João expressou alívio por estar mais próximo de sua família durante o tratamento. “Quando me disseram que eu seria transferido pra cá, eu dei graças a Deus, porque aqui eu tô mais perto de casa. Aqui é outra conversa, muito diferente e melhor”, comemorou.

Com a abertura do novo setor, o HRSC agora opera com 100% de sua capacidade, oferecendo atendimento a cerca de 600 mil pessoas em 20 municípios. Além dos serviços de emergência, a unidade expandiu sua oferta para incluir urologia, politrauma, CPRE e cirurgia bucomaxilofacial, e ampliou a quantidade de leitos para 254, incluindo 40 novos leitos, sendo dez de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).