TCE aprova por unanimidade contas do Governo do Ceará relativas a 2023, com ressalvas

PGE destaca compromisso fiscal e fortalecimento da governança estadual; secretário da Fazenda celebra resultados positivos.

Da Redação
28/08/24 • 10h00

Período analisado é relativo ao ano de 2023. (Foto: Helene Santos)

Em sessão extraordinária realizada nesta terça-feira (27), os conselheiros do Tribunal de Contas do Estado (TCE) aprovaram por unanimidade, com ressalvas, as contas do Governo do Ceará referentes ao ano de 2023. A votação, conduzida pelo presidente do TCE, Rholden Queiroz, ocorreu no plenário do órgão em Fortaleza.

O Procurador-Geral do Ceará, Rafael Machado, ressaltou a importância da aprovação unânime das contas pelo TCE, sublinhando o compromisso do Governo Estadual com a segurança fiscal e o equilíbrio financeiro. “A aprovação por unanimidade reafirma o compromisso do Governo do Ceará com a eficiência administrativa, políticas sociais e investimentos públicos. Houve uma redução significativa nas recomendações do TCE em relação aos anos anteriores, evidenciando o fortalecimento da governança estadual”, afirmou Machado.

A sessão contou com os votos favoráveis dos conselheiros Edilberto Pontes, Soraia Victor, Itacir Todero, Patrícia Saboya e Ernesto Saboia, com este último participando à distância. O relator responsável pelo parecer foi o conselheiro Valdomiro Távora Júnior.

Fabrízio Gomes, secretário da Fazenda, destacou o impacto positivo do trabalho de gestão realizado em 2023. “Sob a liderança do governador Elmano de Freitas, conseguimos alcançar resultados como a redução nas despesas com pessoal, menor endividamento, alta liquidez e um crescimento econômico robusto”, afirmou Gomes, acrescentando que os frutos desse trabalho estão se refletindo em 2024.