Cearense Thiago Monteiro avança no Master de Madri e enfrentará 7º do ranking

Com a vitória sobre Dusan Lajovic, o tenista terá um novo desafio contra o grego Stefanos Tsitsipas, que estreia no torneio contra o brasileiro.

Da Redação
26/04/24 • 00h16

Em nove jogos contra atletas do top-10 mundial, Monteiro venceu três vezes. (Foto: Divulgação)

O cearense Thiago Monteiro (118º) estreou com sucesso na chave principal do Masters 1000 de Madri, superando Dusan Lajovic (65º) com parciais de 6-4 e 6-3. O jogo desta quinta-feira (25), que durou pouco mais de uma hora, garantiu a Monteiro um confronto na próxima rodada contra Stefanos Tsitsipas (7º). O brasileiro mostrou-se eficiente, especialmente no saque, e não enfrentou break points durante a partida.

No primeiro set, Monteiro manteve a consistência e conseguiu uma quebra decisiva no último game, assegurando a vantagem inicial no marcador. Ele continuou a apresentar um desempenho sólido no segundo set, conseguindo uma quebra no segundo game e mantendo o ritmo para acumular cinco games consecutivos, o que lhe deu um controle firme sobre o decorrer do jogo.

Com essa vitória, Monteiro não apenas avança no torneio mas também se prepara para enfrentar o grego Tsitsipas, que fará sua estreia no evento. O cearense tem três vitórias em nove jogos contra jogadores do top 10 em sua carreira.

Mais Brasil
O carioca João Fonseca, de 17 anos, estreou em grande estilo nesta quinta-feira, seu primeiro torneio Masters 1000 na carreira. Após perder o primeiro set, o brasileiro, número 242 no ranking mundial, arrancou uma virada surpreendente contra o norte-americano Alex Michelsen (70º), com direito a pneu (quando o tenista vence por 6/0) no segundo set.

O triunfo por 2 sets a 1 (4/6. 6/0 e 6/2), após 2h01 de partida, garantiu Fonseca na segunda rodada, quando enfrentará o britânico Cameron Norrie (29º), ex-top 10. O duelo na quadra de saibro de Madri será sábado (27), em horário ainda a ser definido pelos organizadores.

O jovem brasileiro, que começou a temporada na 700ª posição no ranking da Associação de Tenistas Profissionais (ATP), ingressou na chave principal do Masters 1000 de Madri a convite dos organizadores, devido aos bons resultados na temporada. Fonseca avançou até às quartas de final tanto no Rio Open, em fevereiro, quanto no ATP 250 de Bucareste (Romênia) este mês.

Quem também avançou hoje à segunda rodada do Aberto de Madri foi a paulistana Beatriz Haddad Maia, atual número 14 do mundo. Bia sobrou na estreia contra a italiana Sara Errani (100ª), com vitória por 2 sets a 1 (6/3 e 6/2). O próximo duelo será no sábado (27), às 6h A brasileira volta à quadra no sábado (7), às 6h (horário de Brasília), contra a norte-americana Emma Navarro (23ª).