Ceará avança com projetos da Transnordestina e duplicação da BR-116

Governador Elmano de Freitas assegurou avanços em obras estruturantes para o Ceará durante agenda em Brasília.

Da Redação
10/10/24 • 00h30

Elmano de Freitas cumpriu agenda com o ministro dos Transportes, Renan Filho. (Foto: Governo do Ceará)

O governador do Ceará, Elmano de Freitas, cumpriu uma série de compromissos em Brasília nesta quarta-feira (9), com o objetivo de garantir recursos para importantes obras estruturantes no Estado. Entre os resultados positivos, destacam-se a obtenção de financiamento para acelerar as obras da Transnordestina e o início das obras de duplicação da BR-116, previstas para novembro de 2024.

Durante encontro com o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, o governador celebrou os avanços no financiamento para a conclusão da Transnordestina, que é vista como uma prioridade tanto pelo governo estadual quanto pelo presidente Lula. “Nós tivemos aqui a garantia de que rapidamente vamos aprovar o financiamento para a Transnordestina, para [manter] o compromisso do presidente Lula e nosso, para a conclusão da Transnordestina até o final de 2026”, destacou Elmano.

Além disso, em reunião com o ministro dos Transportes, Renan Filho, ficou definido que as obras de duplicação da BR-116, no trecho que vai até o município de Tabuleiro do Norte, terão início na primeira quinzena de novembro. “É uma obra muito importante para a infraestrutura do Estado, e ficou reafirmado que os trabalhos começarão em novembro”, afirmou o governador.

Cinturão das Águas
Na parte da manhã, Elmano de Freitas reuniu-se com o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, para discutir o avanço das obras da Transnordestina e a conclusão do Cinturão das Águas do Ceará (CAC), cuja expectativa é finalizar em 2025. Durante o encontro, foi confirmada a visita de Waldez Góes ao Ceará para acompanhar o andamento das obras do Ramal do Salgado, que integra a Transposição do Rio São Francisco e conta com R$ 350 milhões em investimentos.

Ao longo do dia, o governador também se reuniu com a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, para tratar de financiamento aos agricultores familiares, e com o ministro-chefe da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, para discutir o fortalecimento da produção de energia renovável no Estado.